Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home2/adois/public_html/plugins/content/article3/article3.php on line 9

Mais de mil alunos perderam bolsa de estudo em Coimbra no ano 2013/2014

ligado . Publicado em Comunicação Social

Um inquérito dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra a que a agência Lusa teve acesso revela que dos 1.300 estudantes que perderam a bolsa 77% pode abandonar os estudos.

Regina Bento, administradora dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), alertou que o número obtido com o inquérito "é apenas uma gota de água", pois a investigação foi dirigida somente aos alunos "que se candidataram à bolsa e viram o pedido recusado". A candidatura às bolsas é anual.
O inquérito, realizado em março, pretendia "dar uma resposta imediata" e direcionar os vários casos para "o Fundo de Apoio Social ou para uma reavaliação da bolsa", explicou Regina Bento, referindo que de momento há 3.700 estudantes bolseiros, quando chegavam a ser "6.000, há 10 anos".

Noite de Fados

ligado . Publicado em Comunicação Social

Noite de Fados ajuda estudantes do ensino superior com dificuldades

Na Quinta das Lágrimas vai realizar-se no dia 30 de Maio, às 21h00, uma Noite de Fados que se destina a angariar fundos para ajudar estudantes carenciados.
A iniciativa, «repleta de cultura, tradição e partilha», é promovida pela Cáritas Diocesana de Coimbra, pela Rede UC – Rede de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra, pelo Centro de Acolhimento João Paulo II e pelo Instituto Universitário Justiça e Paz.
«Trata-se de uma iniciativa
de apoio ao Fundo Solidário que ajuda estudantes do ensino superior em Coimbra, com dificuldades económicas na prossecução dos seus estudos», explicou a organização.
Os bilhetes podem ser adquiridos nas instalações da entidades promotoras e também de associações de estudantes das escolas do Instituto Politécnico de Coimbra.
Os interessados podem obter mais informações sobre a Noite de Fados através do email iu.justicaepaz@gmail. com ou telemóvel 910 233 333.

Semana Solidária ajuda estudantes em Coimbra

ligado . Publicado em Comunicação Social

O Instituto Universitário Justiça e Paz em Coimbra (IUJP) vai organizar, de 6 a 11 de Dezembro, uma semana solidária, integrada no Projecto Fundo Solidário.

“Se sofres com a crise experimenta a partilha” é o tema desta iniciativa protagonizada pela IUJP, em diálogo com outras entidades de Coimbra, especialmente ligadas à Universidade.“Com este Fundo Solidário procuramos atender à realidade de muitos estudantes do Ensino Superior que vivem com grandes mais dificuldades financeiras”, afirma o Pe. Nuno Santos, director do IUJP.No intuito de incentivar um “gesto solidário” para com os objectivos do projecto “vai estar, nessa semana de 6 a 11 de Dezembro, no IUJP, uma exposição com várias peças de arte, de diferentes autores/pintores/artistas, em que parte ou totalidade do valor da sua venda vai reverter para o Fundo Solidário”.“Vai ser uma boa oportunidade para divulgar, apoiar a cultura artística, para promover o ‘contacto’ com diferentes manifestações de arte, e também para adquirir solidariamente algumas peças”, referiu o director do IUJP.Pretendendo motivar os jovens para a sua participação na iniciativa, o Pe. Nuno Santos refere que “no dia 10 de Dezembro vamos ter no IUJP um jantar solidário, pelas 20h30, com um custo de 15 Euros, que irá reverter em parte para o Fundo Solidário”.