NO PRINCÍPIO ERA A MISERICÓRDIA

A Criação do mundo e do homem é um ato de amor misericordioso de Deus.

A misericórdia é um valor humano, especialmente reconhecido pelos cristãos. Etimologicamente, misericórdia significa “pôr o coração” (cor, cordis) “na fragilidade” (miser) de alguém. Assim, misericórdia significa uma disposição ou disponibilidade interior para que o sofrimento dos outros toque o nosso coração. Sem qualquer tipo de superioridade: todos vivemos sob o mesmo olhar misericordioso de Deus e nisso aprendemos a ocupar o nosso lugar, pequenino mas indispensável, qual mais pequena bactéria de um complexo ecossistema.

NO ENSINO SUPERIOR EM COIMBRA – Universidade e outras escolas ou institutos – HÁ SOFRIMENTO. Pessoas com famílias destroçadas, com recursos insuficientes, sem condições que permitam a mesma oportunidade de sucesso académico, a precisar de alojamento, sem conseguir pagar as propinas, sem ter dinheiro para se alimentar ou, pelo menos, para se alimentar decentemente. E, no entanto, a sonhar o futuro! Gente que não se fecha na resignação, que tinha todos os motivos para viver revoltada e, apesar de tudo, gente boa, gente cheia de futuro.

O Instituto Universitário Justiça e Paz criou, com a preciosa colaboração de parceiros, em 2010 e em 2013, dois projetos de combate a estas situações de sofrimento.

O FUNDO SOLIDÁRIO combate as causas que podem levar ao ABANDONO ESCOLAR, assentes na insuficiência de recursos económicos.

O NEXTcombate as causas do INSUCESSO ESCOLAR, fazendo acontecer explicações gratuitas para estudantes com problemas económicos e académicos.

Sonhamos e queremos ajudar a construir uma IGREJA ATENTA ao sofrimento dos homens e mulheres de hoje, sacramento do Deus de Israel e de Jesus – “Eu vi o sofrimento do meu povo. Por isso decidi descer… para o fazer subir” (Ex 3, 7)

O Fundo Solidário e o NExT precisam muito da sua ajuda. Na génese destes projetos está uma ideia fundamental: não são só as equipas de gestão destes projetos que fazem, mas é necessário ALERTAR TODA A COMUNIDADE. Sozinhos não somos capazes de combater estes sofrimentos emergentes.

E EM QUE PODEMOS AJUDAR? Deixamos algumas ideias:

  • Divulgar os projetos Fundo Solidário e NExT junto de quem está a precisar desse apoio
  • Participar no Jantar do Fundo Solidário a 26 de novembro de 2015 no Justiça e Paz
  • Ser criativos e aproveitar momentos sociais que frequentamos ou criar novos para ajudar o Fundo Solidário
  • Estar atentos às necessidades de explicadores do NExT e procurar explicadores para as áreas mais em falta, em sintonia com a equipa do NExT
  • Contactar a equipa do Fundo ou a equipa do NExT com uma pergunta muito simples: «Em que é que eu posso ajudar?»

Estamos no mês de novembro. Havemos de celebrar em breve o nascimento do Salvador. Entretanto, antes e depois do seu nascimento, Ele sempre nos deixou a certeza de que Deus sempre nos salva através de pessoas. Amor misericordioso e salvação têm o mesmo significado. Tendo nós a consciência de que Deus vem para nos salvar, sejamos capazes de aliviar as cargas pesadas uns dos outros.

Muito obrigado por toda a ajuda que tem dado ou que pensa vir a dar a estes projetos.


Pe. Paulo Simões e Raquel Azevedo
Instituto Universitário Justiça e Paz
6 Novembro 2015